O Barão Policarpo

11 jun

Dias desses falei por aqui sobre a noite de Porto Alegre, da qual eu sentia saudade. Já não frequento mais as madrugadas e sua realidade díspar, onde todos os gatos são pardos e, ao mesmo tempo multifacetados. Porto Alegre, para quem não sabe, sempre teve uma boemia instigante.

Para que alguns tenham ideia, lá pelos anos de 1940 a 1950, por exemplo, Policarpo Nunes da Silva, o Barão, figura nascida lá pras bandas de Rio Pardo, era um anfitrião de primeira. A sua casa era sede de realização de aniversários, casamentos, ou qualquer outro motivo para reunir muitos amigos em uma roda do melhor samba, com aquele papo gostoso e cerveja estupidamente gelada.

Pois foi justamente essa característica de aglutinador que fez com que o Barão Policarpo inspirasse o nome de uma das melhores casas que acabo de conhecer na capital gaúcha: a Casa do Barão, inaugurada em 2009, é uma casa de samba temática, que oferece aos frequentadores um amplo cardápio de petiscos ou, à gosto do cliente, jantar com alguns dos pratos típicos da culinária gaúcha.

Mas, o diferencial da Casa do Barão está na música do ambiente: a Banda da Lapa se apresenta cotidianamente ofertando aos amantes do samba um primoroso menu do que há de melhor na produção desta cadencia brasileira.

Mas, além da Banda da Lapa, é possível ser brindado por algum outro artista com uma canja especial, como a do guerreiro noturno Ademar Quadros pois quem tiver a sorte que tive, chega à casa no dia do aniversário da sua filha, a cantora Cláudia Quadros (foto), dona de uma aveludada voz, que comemora a data cantando.

E, para matar um pouco da minha saudade, num dos banquinhos da Banda da Lapa estava Claudio Barulho, artista de primeira linha, autoridade do carnaval porto-alegrense e, acima de tudo um obstinado das madrugadas que canta e encanta, que alimenta a alma, que te embala o coração.

Ah, também não posso deixar de registrar que o casal de proprietários e os garçons são pessoas altamente simpáticas e atenciosas. Por tudo isso, eu indico: visite a Casa do Barão.

Em tempo: Prometo a vocês que, brevemente, trarei algumas curiosidades sobre a Cláudia Quadros – ou nossa querida amiga Claudinha, que além de ser uma maravilhosa cantora é assessora do Senador Paim. Já combinamos de fazer um bate-papo para publicar por aqui. Mas, além de entrevistar a Claudinha, combinei de conversar também com o pai dela, o Sr. Ademar Quadros, uma lenda viva da noite e do samba de Porto Alegre. Aposto que teremos muita coisa boa para nos deleitarmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: